Curso TIC- (e-Proinfo)

A Bola

video







As Aventuras de Kika


video





Atividade 1: Jornal





Projeto Fotonovela: Evento Cultural







Trabalhando com Movie Maker






Mapa Conceitual desenvolvido por:
Claudia Michelin e  Luciana Figueiredo




Fotonovela desenvolvida por:

Claudia Michelin e  Luciana Figueiredo






Falando de Hipertexto

O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita e leitura não linear na informática. Até então a ideia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo "Memex".
O hipertexto está relacionado á própria evolução da tecnologia computacional quando a intenção passa á interatividade, em que o computador oferece ao usuário interfaces interativas.
O hipertexto vem auxiliar na questão da aquisição e assimilação do conhecimento e sua característica é uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.

Atividade 2.5
No hipertexto encontramos os links que mudam os processos de leitura e escrita. Eles proporcionam completar a leitura, contextos rápidos de conceitos até site com informações mais completas do tema estudado. podemos ampliar as informações enviadas e recebidas. Cada pessoa pode construir sua leitura utilizando os links.


Atividade 1.4 - Pesquisa para diagnosticar o uso das TICs na escola.

Pesquisa realizado no CEEJA Cecília Dultra Caram com os professores do Ensino Fundamental ciclo II. O questionário, para coleta de dados, foi enviado por e-mail aos professores do Ensino Fundamental. 

Questionário: 

1-Dos professores que participaram da pesquisa, 50% trabalha com textos impressos e 50% trabalham com textos digitais. Nenhum dos pesquisados trabalham com hipertexto.


2-Análise da postura do aluno se é passiva (de recepção de informação) ou se proporciona a participação ativa dos estudantes.

Texto Impressos:


Textos Digitais:



Hipertextos





3-A tecnologia que potencializam a interação.


4-Comentários relevantes sobre o tema:

"Por tratar-se de uma escola com metodologia diferenciada, os alunos são leitores receptores, pois estudam com apostilas, no entanto, a partis de relatos dos alunos, sabe-se que são " autores" de textos digitais, em seus locais de trabalho ou em suas relações pessoais."

"Muitos alunos ainda desconhecem ou não tem acesso as novas tecnologias."

O Texto digital tanto quanto o texto  impresso pode levar a uma atitude passiva ou participativa do estudante. O importante é como o professor incentiva o desempenho dos alunos."

" O aluno ainda requer conhecimento básicos anteriores, quanto as tecnologias nem todos tem acesso ou não estão inseridos em algumas tecnologias básicas."

" As dificuldades de leitura e escrita são imensos na maioria dos alunos, muitos utilizam as redes sociais como um meio de interagir entre si, outros até conseguem criar blogs para contato de trabalho ou escolar, mas criação de textos e pesquisas mais aprofundadas são muitos poucos."


Atividade 1.3 - Análise da Entrevista

Ao assistir o vídeo, achei interessante a escola ser colocada como organizadora de conhecimento. Atualmente o conhecimento é gerado o tempo todo, como organizar, filtrar o que é real e utilizar essas informações, devem ser aprimorada. Na escola que trabalho, encontramos profissionais em vários estágios de uso das TICs, o que acho natural pelo momento de busca do novo papel da escola. Por termos profissionais em vários estágios de desenvolvimento com o uso das TICs é que se faz necessário a capacitação. A capacitação depende apenas de um fator, o comprometimento dos profissionais envolvidos, isto é fundamental.

Atividade 1.2

 Ser professor é lidar com a complexidade-social. O professor trabalha com a diversidade e busca levar o educando ao desenvolvimento pessoal e profissional. O momento atual é de transformação e a nossa sociedade não definiu o papel da escola e isso torna o trabalho complexo. O momento também é de transformação para definir o papel do professor, que passa a ser um mediador do conhecimento e para isto, capacitar é fundamental. quem sou eu nesse contexto? Sou um educador e me encontro participando da transformação. Busco o desenvolvimento pessoal e profissional do meu aluno por meio da capacitação e quero ter calma, tranquilidade e dignidade para exercer minha profissão.


Atividade 1.1

Após a leitura do texto: A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento de Juan I Pozo e refletir sobre as consequências e novas demandas para o sistema educacional produza um pequeno texto que sintetize suas reflexões.
No googledocs faça o upload de seu texto e depois o compartilhe em seu blog.

Texto: Informações e conhecimento: o grande desafio



Nenhum comentário:

Postar um comentário